Ergonomia em Atendimento à uma PCR (Parada Cardiorrespiratória)

Ergonomia em Atendimento à uma PCR (Parada Cardiorrespiratória)

Quando nos deparamos com uma PCR, a própria situação do atendimento relacionado à esse evento é de exposição do profissional ou leigo treinado, então, sabemos que há um estresse para quem está atendendo essa vítima.

Contudo, o que devemos nos atentar é nossa postura em relação ao posto de trabalho ( isso é Ergonomia ), voltada para essa situação.

Alguns pontos devem ser observados para que, após o atendimento à essa vítima, o socorrista, não se prejudique e que fique com dores localizadas decorrentes do esforço dispensados nas manobras.

Vão algumas dicas:

– ao se ajoelhar próximo da vítima, verifique em seu ambiente se há algo que possa servir de apoio para colocar embaixo de seus joelhos, se não houver algo em volta, você poderá usar uma peça de roupa ou algum objeto que possa ser útil: (blusa, camiseta, toalha, pedaço de papelão, joelheira para esportes, etc ),  para servir de “coxim”, isso aliviará e muito possíveis dores futuras em seus joelhos.

– você fez a abordagem da vítima e constatou a PCR, o ideal é que você desloque o braço da vítima que está do seu lado em direção à cabeça da vítima, isso vai fazer com que você ganhe espaço entre o seu corpo e a vítima, ganhando proximidade.

– seu corpo deve ficar centralizado no centro do tórax da vítima.

– seus joelhos devem ficar afastados um do outro para gerar um centro de gravidade e sua postura deve ser ereta em que sua coluna vertebral fique o mais reta possível, obedecendo sua anatomia, claro!

– deixe que o peso de seus ombros, exerçam uma força adequada para comprimir o tórax da vítima, sem dobrar os braços, e permita que seu tronco faça um ligeiro balanço para causar uma alavanca de força durante o procedimento.

– seus braços devem permanecer retos durante as compressões sem dar “soquinhos ou solavancos” no tórax da vítima, lembrando que devemos realizar compressões rápidas, firmes e contínuas, permitindo a expansão torácica o tempo todo, para permitir a entrada e saída do sangue de dentro das câmaras cardíacas.

 

Seguindo esses passos, você socorrista leigo ou treinado, sendo profissional de saúde ou não, estará contribuindo para a integridade deu sua própria saúde!

 

Grande abraço e obrigado por entrar nesse espaço!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *